Mudança Radical! – Edheize

OI, gente!
Estamos de volta, e com motivo mais do que especial! Tem participação de vocês! ❤
Esse é o real motivo desse blog existir: pra que vocês inspirem outras pessoas. Pra que nós sejamos espelho de nós mesmos. E é exatamente disso que vamos falar hoje. Bora conferir?

“Olá!
Meu nome é Edheize, tenho 19 anos e sou Baiana.
Tudo bem com vocês? Hoje vou contar como foi tomada minha decisão de ser natural, de ter uma vida sem químicas e ser livre, sem medo da chuva por conta da chapinha.
            Desde muito novinha, 6-7 anos, minha mãe começou alisar meu cabelo a fins de diminuir o volume e facilitar nossas vidas na hora de pentear, pois eu possuía um cabelo muito cheio. De lá pra cá cresci e continuei com as químicas, afinal estava acostumada com aquilo, relaxamento de dois em dois meses e uso continuo de chapinha de oito em oito dias. Meu cabelo durante anos nunca saiu do lugar, rs (digo não crescia nada), fazia de tudo, mas nada adiantava.
11116103_764623246985549_97357487_n
Em 2012 passei a estudar numa turma onde tinha uma garota com um cabelo black, ela era a única menina de cabelo crespo do colégio inteiro e, a partir de então, comecei a achar legal essa ideia, de ser independente de químicas e mesmo assim ser linda. Mesmo assim era só uma mera curiosidade, nem pensei em colocar em pratica, afinal eu também estava acostumada com meu cabelo “liso”. O tempo passou e no final de 2013 eu decidi que iria deixar a guanidina de lado e iria assumir o crespo. Porém não deu certo, não aguentei a pressão por parte da minha família e por parte das minhas amigas e então relaxei o cabelo novamente. Em junho de 2014, estava no facebook e ao rolar o feed notícias apareceu uma página em que uma colega tinha curtido, “BLACKS BÁRBAROS”. Gente confesso pra vocês: fiquei encantada, achei lindo, foi paixão à primeira vista e a partir daquele momento eu decidi que eu iria assumir minhas raízes.
            Eu sabia que seria difícil e que a partir daquele dia eu sofreria muitas críticas. Mesmo assim continuei com minha ideia. Quando a raiz começou a crescer todo mundo falava que estava parecendo um lobisomen e logo me perguntava quando eu iria relaxar o cabelo, minhas amigas então quando me chamavam pra sair logo diziam “vai ter que relaxar o cabelo primeiro”. Eu ria muito ao ver o quanto as pessoas se preocupavam com a vida dos outros e esqueciam a sua. No início eu nem contei pra ninguém que meu objetivo era voltar a ser crespa porque sabia os comentários que iria ouvir. No entanto acreditava que depois do corte ninguém iria se sentir melhor que eu.
            Com cinco meses sem química cortei o cabelo. Nossa, aquele dia foi um dos…dos… nem tenho palavras pra descrever aquele dia. Foi o dia em que mudei radicalmente minha vida. Engraçado é que no mesmo salão tinha outras pessoas cortando o cabelo, e diferente de mim elas choravam, enquanto eu ria. Ria de felicidade em estar me livrando daquele antigo cabelo feio e maltratado. A cabeleireira se surpreendia com minha reação porque eu estava muito feliz…
blz
11225608_764613633653177_976962314_n
            Gente digo e afirmo com todas as letras, foi a melhor escolha que eu fiz na minha vida, me sinto mais bonita, mais nova e a autoestima lá em cima, lógico. Tem algumas pessoas sem noção que chegam pra me e falam que me preferiam como era antes, e sabe qual minha resposta? Sempre respondo: “Então problema seu, porque eu me prefiro assim, e acredito que ninguém melhor que eu pra decidir como eu tenho que ficar”. Devo metade da minha coragem ao blog BLACKS BÁRBAROS que me incentivou a ser quem sou hoje.”
Gente, mil desculpas por estar EM LÁGRIMAS com isso!
Eu sei que virtualmente atingimos lugares inimagináveis. Já recebi cartas da Europa, África e de um monte de lugares do Brasil. É mais gratificante [e emocionante] ainda saber que muitas vezes participo desse processo de libertação e auto-conhecimento tão de perto, mesmo sem estar tão perto! ❤
Mais uma vez, queria agradecer à Edheize e todo mundo que já passou por aqui, deixando sua história.
Vocês são peça fundamental num processo que é muito maior do que ter uma cabelo bonito: vocês estão contribuindo para o empoderamento de todos nós. Pra que no futuro nós não sejamos obrigados a ouvir comentários tão maus e preconceituosos como a Edheize [e várias outras pessoas] ouviram. Pra que no futuro nossa auto estima e nosso amor por nós mesmos supere, de longe, cada pessoa que tentar nos diminuir pela cor da nossa pele, pelos nossos traços, pelo nosso cabelo. Que todos nós sejamos, como a Edheize bem disse, LIVRES!Tá afim de dar pinta por aqui?
É só enviar sua história e fotos pra blacksbarbaros@gmail.com, que você também aparece aqui e inspira um monte de gente que ainda tem medo de ser o que é. Tô esperando vocês!

Mais do que nunca, com TODO O CARINHO!
Babi ❤
Anúncios

9 comentários Adicione o seu

  1. Patricia disse:

    Ficou linda. Parabéns pela coragem.

  2. Lu Santos disse:

    Linda história. Entrei em transição agora, tem pouco mais de 1 mês, e não vejo a hora de cortar o meu cabelo 😀

    1. Que bom, Lu!
      Não esquece de mandar a foto do antes e depois pra você aparecer aqui no blog também!
      Um beijo!

  3. ANA PESSOA disse:

    Estou sem química a 7 meses e com tranças a 2. Sábado será meu BC e não vejo a hora de chegar logo minha liberdade… o que me incentivou muito foi ler essas histórias lindas e me identificar tanto com todas elas… que venha o BC !!!!

    1. Aaaaaah, Ana! Que incrível!
      Manda sua história pra gente também! Vou ficar super feliz! Um beijo!

  4. Natália disse:

    Cabelo alisado não combina com a gente… cabeça queimada também não… escravidão a padrões, menos ainda.
    Feliz por ti Edheize 😉

  5. Crislane Ferreira disse:

    Tenho cinco meses sem química,estava procurando coragem pra corta meus cabelos entrei nessa pagina min deparei com essas lindas história, min fez ter mais certeza que preciso assumir minhas raízes.

    1. Ah, Crislane!

      Que bom ouvir isso!
      Manda foto sua pra gente depois.
      Um beijo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s