Feliz Dia Da Consciência LIMPA.

20131120-130600.jpg

20 de Novembro de 2013.
O dia da consciência negra em um Brasil de pardos, morenos, morenos claros, morenos escuros, mulatos, “marrons-bombons” e tantas outras denominações criadas pela própria população quando o censo Brasil bate à porta.
Um feriado em se que celebra um país em que os declaradamente negros ainda são chamados de macacos, ganham menos, trabalham mais, ainda são as empregadas e os motoristas das novelas das oito e só tem tido espaço pra sambar no programa do Esquenta nas tardes de domingo.
O dia de um país miscigenado, que é descendente de portugueses, alemães, espanhóis, índios, mas tem “pé na África”, “pé na cozinha”.
Dia de limpar a estátua de Zumbi na Pres. Vargas, no RJ, pra que ele saia bonito nas comemorações e nas fotos de jornal.
Dia do orgulho por uma descendência que nos deu de presente um vocabulário vasto e cultura riquíssima, mas que só o samba e as mulatas ganham espaço.
Dia de comemorar um pais de cada vez mais chapinhas e progressivas, e menos diversidade e beleza original.
Dia do orgulho de um país de preconceito velado e racismo escondido justamente na palavra mais importante do dia de hoje: consciência.

Mas do que vir aqui e escrever sobre milhares de coisas sobre o orgulho que sempre tive, ou que todos nós deveríamos ter de sermos negros, queria de verdade que vocês fizessem um auto-análise. Olhem para as situações que citei (que não são somente essas) e vejam se se encaixam em alguma delas. Revejam onde está a consciência, a identidade de vocês. Por que o nosso futuro depende única e exclusivamente disso – da nossa consciência.

Todo o carinho,
Babi

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s