Redutor de Volume: Por Quê?

Então, minha gente … vamos debater?

Tem uma questão me intrigando mais do nunca. Essa semana recebi um pedido de ajuda de uma menina que não sabia mais o que fazer com o cabelo dela, porque era “muito cheio”. Quem nunca viu shampoos e condicionadores, cremes pra pentear e até mesmo quem use de tratamento químico pra reduzir o volume?

A única coisa que me pergunto quando vejo isso é POR QUÊÊÊÊ, MEU DEUS?

Ok. De certa forma, até entendo vocês. Aquele volume que deixa nosso cabelo armado no nível “sem noção”, farofado e sem definição realmente não faz ninguém feliz. Só que tem muita gente que entende o volume do cabelo crespo como um defeito. Pééééééééééé! Não, não e não, minha gente!

Não sei se já disse isso por aqui, mas durante quase toda a minha vida fiz permanente no meu cabelo pra que eu tivesse, primeiro, maleabilidade na raiz, e ganhasse volume com os cachos. Sabe quando eu consegui? NUNCA! Demorei ANOS pra entender isso (é por isso que digo que precisamos conhecer nosso próprio cabelo!). Com 17 anos, resolvi fazer relaxamento, mas sem alterar muito a estrutura do meu cabelo. Aí sim, hoje, eu tenho o volume que eu quero. E mesmo que não utilizasse nenhuma química, jamais abriria mão do volume que o cabelo crespo tem. O que vocês precisam é ter o volume como um aliado, e não como inimigo! Simbora entender?

1. ENTENDA O SEU CABELO. Não vou cansar de dizer isso até tooooodo mundo entender, viu? Porque é sério, gente. Quando a gente entende como ele nasce, se ele é muito ressecado, ou muito seco, ou seco nas pontas e oleoso na raiz, tudo  fica mais fácil. Esse é o primeiro caminho pra vocês saberem, inclusive, qual creme de hidratação/pra pentear vai se adaptar mais ao cabelo de vocês.

2. CAPRICHE NO CORTE. Vou dizer 75% desse volume que a gente morre de medo é resolvido com um bom corte. O cabelo crespo precisa de cortes repicados, pra que o volume seja bem distribuído e o cabelo tenha caimento. Cortes retos não valorizam nossas melenas!

3. CAPRICHE NA HIDRATAÇÃO. Não adianta… hidratação é pedra fundamental pra ter um cabelo crespo lindo. Hidratar é a regra principal! Dos próprios experimentos, tem um monte de produtinho bom pra deixar nosso cabelo com volume, mas com balanço e definição. Olha só:

– Lòreal Arginina Resist, que eu usei aqui;
– Linha Elixir, da Acquaflora, que eu falei aqui;
–  Tratamento Concentrado Zero Sal de Manga para Cabelos Quimicamente Tratados, Saloon Line, aque eu falei aqui;
– Máscara Anti-frizz para cabelos crespos e encaracolados da linha Éh, que eu falei aqui;
– Instantly Moisturizer Mask, da Bioderm, aque eu falei aqui.

Sigam esse pequeno caminho das pedras e me contem depois. Duvido que vocês não vão se apaixonar por cabelo volumoso!
Logo uma das caraterísticas mais marcantes do nosso crespo querido, vocês querem tirar? Aaaaaaah nãoooo!

Todo o carinho,
Babi

8 comentários Adicione o seu

  1. Erica Costa disse:

    Oi Babi!
    Sou leitora a pouco tempo do seu blog e simplesmente adorei! Ajuda a aconhecer e ME reconhecer… mas… a pergunta que não quer calar: como faz para ter volume?! Meu cabelo é fino e mirradinho: qualquer coisa que eu fizer nele, o volume some…
    abs,
    Érica

    1. Oi, Erica! Mais uma pra nossa tchurma! Aeeeee!

      Então… tenta deixar ele o mais natural possível e diminui um pouco a quantidade de creme pra pentear. Além disso, o secador com difusor é umal ótima saída!

      Depois diz pra gente se funcionou, ok?
      Beijo!

  2. gleice disse:

    Oi Babi,
    Sou nova no pedaço tbm ,relaxo meu belos com salon line guarnidina e vivo a base de escova e quero muito voltar a ter cachos ,já usei por muito tempo mas com produtos caríssimos que são inviáveis hj pra mim.Diz aí ,se eu continuar relaxando só a raiz e usar esses produtos de tratamento que vc indica ,será que consigo resultado sem ter que corta-lo baixinho ???

    1. Oi, Gleice, tudo bem?

      Principalmente no seu caso, que usa o cabelo liso, vai ser um pouco difícil manter o comprimento. Você mesma vai perceber que o seu cabelo, por crescer natural, vai crescer mais forte. E essas pontas alisadas tendem a quebrar. Se você conseguir manter esse visual (o problema é que o cabelo realmente parece muito danificado), tudo bem. Mas se eu fosse você, faria o big chop. Não tenha medo de cabelos curtos, eles são práticos, estilosíssimos, e não deixam de ser bonitos por serem curtos!

      Super beijo!

  3. Eneida disse:

    “A única coisa que me pergunto quando vejo isso é POR QUÊÊÊÊ, MEU DEUS”?

    Ora, pq a DONA não gosta… Tem gente q não gosta de volume, fazer o q… Eu mesma tenho cabelo crespão tipo 4, fiz big chop e estou esperando crescer… É crespo demais! Não gosto, mas estou deixando crescer, pra ver como vai ficar.

    O negócio é q nem sempre a natureza “acerta” e gente q não gosta de cabelo com volume nasce justamente com o q não quer, por isso a procura dos produtos, mesmo não “químicos”. 😉

    1. Oi, Eneida, tudo bem?

      É muito simples: se você não gosta do seu próprio cabelo, você tem todo o direito. Faça um tratamento que se adeque melhor ao seu gosto, ok?

      Mas esse blog existe pras pessoas que gostam do próprio cabelo.

      Super beijo!
      Bárbara

  4. Eneida disse:

    Sim, eu sei. Só q existem pessoas q mesmo gostando do próprio cabelo “não vão com a cara” com o volume q tem, aí é com cada um(ex: mulheres cacheadas com cabelo “armado” e q querem dar uma “reduzida” no volume). Da minha parte, apesar de nao gostar da textura do meu cabelo, prefiro ainda sim tentar adequar ao meu gosto naturalmente, por isso vejo este e outros blogs da net, atrás das dicas.

    Beijo pra vc tb! 😉

    1. Claro, Eneida!

      Quantas vezes eu já disse que uso química pra dar maleabilidade ao meu cabelo e pra ter comprimento? Isso não é nenhum crime, imagina!

      Só que tem muita gente que entende esse volume errado, e por isso “não vai com a cara”. Acho que precisamos entender antes!

      Beijo!

Deixe um comentário

