Meu cabelo caiu! E agora?

Naomi Campbell sofre de uma doença chamada Alopecia, for excesso de uso de apliques

Crespas e crespos do meu Brasil varonil… vou definir esse post com uma palavra: ME-DO!

Imagine você indo fazer alguma modificação no cabelo e PÁ! Seu blackão amado-idolatrado-salve-salve cai todo ralo abaixo? Gente? Genteeeeeeeee? Só eu que fico DESESPERADA de pensar? Uma coisa é você ter o cabelo curtinho/rapado porque quer, por estilo próprio. Outra coisa é ser forçada à isso!

Estou falando sobre esse assunto porque hoje perguntei sobre Crilôras lá na fanpage do blog e a Natane Gomes contou que o cabelo dela tinha caído TODO, além de ter perdido todos os cachos. E tudo isso aconteceu por conta de uma química mal sucedida. MINHANOSSASENHORADOSCABELOSENCARAPINHADOS!

Bom, nestes casos, vocês devem seguir quase os mesmos passos de quem está na fase de transição, porque, de qualquer forma, vocês vão voltar a assumir o cabelo natural. Simbora:

1º PASSO: CONSULTAR O DERMATOLOGISTA

Não consultamos dermatologista só quando nossa pele está ruim não, viu? Até porque, quando acontece algo de errado com nosso cabelo, o nosso couro cabeludo está 100% envolvido nisso! É o médico que vai dizer o porquê da queda ter ocorrido, e pode receitar até algumas vitaminas pra auxiliar no processo.

2º PASSO: CORTE

Sério: Não adianta se enganar, não tem jeito. Se o seu cabelo caiu por conta de qualquer química, o corte é mais do que necessário. Primeiro porque esse cabelo que restou (e que ainda tem química) não vai desenvolver. Segundo, porque o corte vai livrar o cabelo que está nascendo das pontas mortas e vai auxiliar no crescimento mais saudável. E terceiro, porque a aparência vai ficar terrível se o cabelo não for aparado! Eu já vi MUITAS meninas desfilando na rua com um punhado de cabelo na cabeça. Dava pra ver de longe que o cabelo tinha caído, porque não cortar? Cabelos curtos são o máximo!

2º PASSO: HIDRATAÇÃO

Se quem quer manter o blackão bonito já precisa de hidratação, imagine quem quer tirar as melenas do CTI? É ORDEM! Tem que caprichar nos cremes fortalecedores e nutritivos, pra que o cabelo cresça forte e saudável. Outra opção são os tônicos, que dão aquela força no couro cabeludo. Quando aplicar, massageie o couro cabeludo com os dedos, em movimentos circulares (sem usar as unhas!). Assim você estimula a circulação do couro cabeludo, também ajudando no crescimento.

3º PASSO: PACIÊNCIA!

O cabelo, normalmente, cresce 1cm por mês. Em um ano, ele crescerá 12cm, ou seja? É um processo demorado, tem que ter paciência. Não adianta se desesperar. Há turbantes, nagôs, um leque de opções estilosas que se pode usar pra superar a dor do cabelo perdido!

4º  PASSO: CUIDADO COM OS TRATAMENTOS FALCATRUA!

Já falei aqui várias vezes e torno a repetir: não sou totalmente contra tratamentos químicos (até porque eu faço relaxamento), mas sou a favor com ressalvas. A química tem que respeitar a estrutura frágil do nosso cabelo, e não brigar com ele. Porque quando isso acontece, ou o cabelo não desenvolve ou cai! Há um moooooonte de gente por aí com tratamentos químicos “milagrosos” pro nossos cabelos. Gente, muito cuidado! Pesquisem a procedência do produto, se é autorizado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – TODOS os produtos químicos obrigatoriamente tem que ser autorizados, viu?), e antes de aplicar, façam o teste em apenas uma mecha, pra ver como o produto vai agir. É como eu sempre digo: tratamento químico não é sinal de cabelo bonito… conheçam o próprio cabelo pra saber o que ele gosta e como ele age!

Cuidado!

Todo o carinho,

Babi

6 comentários Adicione o seu

  1. Rachel Vianna disse:

    Como comentei na fanpage,isso também me aconteceu. É preciso diferenciar a queda da quebra. No meu caso, houve a quebra do cabelo quase total. Ou seja, foi bem próximo à raiz, mas não houve danos ao bulbo capilar. Saía tufos de cabelo na minha mão.

    A primeira atitude foi procurar um salão e cortar o cabelo. Meu cabelo que estava na altura do ombro virou chanel. Depois passei a dar bastante hidratação, mas mesmo assim continuava quebrando. Fiz tratamento no salão e em casa. E cortei todo mês no início e depois a cada 2 meses, isso por mais de um ano. Mas o fundamental foi procurar um dermatologista, Ela me proibiu de usar químicas e receitou vitaminas que foram essenciais na recuperação do meu cabelo.

    Agora, esses profissionais são muito irresponsáveis de aplicar química sem observar as condições do cabelo.Se fossem processados a cada vez que fizessem esse tipo de besteira, seriam mais cautelosos.

  2. natane gomes disse:

    o pior é cortar o cabelo,estou em um momento com meu” eu” ele ainda não entende o corte ,tá quase aceitando a ideia , porem sabe que não tem escolhas …..sei que é só um cabelo ,lágrimas caem dos meu olhos dói muito ,é uma sensação estranha ….:(

    1. Ô minha linda… fique assim não!

      Porque poderia ter acontecido coisa pior com você! Graças à Deus seu cabelo tá crescendo. Já vi casos de queimadura em que o bulbo capilar não se recuperou! Então bola pra frente, cuidando dessas melenas pra elas virem lindas, saudáveis e fortes!

      Todo o carinho,
      Babi

      1. Elaine disse:

        Eu passei a muito tempo no meu cabelo um alisamento que era de chocolate e tinha amônia, o meu cabelo começou a quebrar tanto que tive que usar lenço na frente do cabelo. Então fiz muita hidratação em casa com tutano creme , babosa não penteava muito o cabelo. Ele ficou alguns buracos e depois voltou a crescer, fui numa profissional e ele não caiu mais graças a Deus, acrescentei mais vitaminas na minha alimentação como frutas e verduras.

    2. Rachel Vianna disse:

      Super te entendo. Eu chorava horrores e não gostava de sair de casa, mas depois o cabelo vem mais forte e saudável. Vai dar tudo certo.

      1. É isso aí, Rach! 😀

Deixe um comentário

