Como é que é? Desculpa, Eu tenho Estilo!

Oi, gente! Como andam os cabelos?

Tô aqui hoje porque recebi um questionamento, no mínimo, intrigante. Achei tão absurdo que vi que deveria compartilhar com vocês, porque É CERTO que tem muita gente que passa por situações parecidas e prefere se calar.

Olhem a pergunta que a Vanessa Carvalho Occipinti me mandou lá na página do facebook: 

“Barbara, tudo bem? Queria uma ajudinha sua… Uma pessoa me disse que meu cabelo pega cheiro facil (de cigarro, fritura, poluição) porque é crespo/poroso e o dela não, porque é liso. O que você acha? Sabe me explicar algo sobre isso por favor? “

Juro pra vocês: de pronto, dei uma gargalhada GIGANTESCA!

Como já disse aqui antes, não sou profissional nem expert em cabelos. Posso estar muito equivocada [inclusive vou ligar pro meu cabeleireiro essa semana só pra perguntar isso], mas esse foi o maior absurdo que já li na minha vida. O comentário mais estapafúrdio em três anos de blog veio justamente de uma pessoa… que não tem cabelo crespo. OI? MAS HEIN?

O fato de o cabelo crespo ser mais encarapinhado faz ele reter mais o cheiro do que o cabelo liso? Desde quando porosidade é característica do cabelo crespo? Desde quando o cabelo crespo tende a pegar cheiro mais fácil? A Vanessa não me disse quem fez esse comentário [e sinceramente nem me interessa saber], mas faço questão de definir em uma só palavra: IGNORÂNCIA.

E convenhamos: ignorância dupla. Primeiro porque quando não temos conhecimento suficiente de um determinado assunto, é melhor se manter calado pra não falar besteira. Segundo, utilizar comentário mais infeliz impossível pra dizer implicitamente “meu cabelo é melhor que o seu”. Sério?

Quando criei esse blog, há três anos atrás, minha intenção era compartilhar as minhas experiências com o meu próprio cabelo. Com o tempo, acho que o propósito do blog mudou e muito, porque senti que há necessidades muito maiores: primeiro, fazer minha parte pra tentar acabar com essa ilusão/ditadura de que só o cabelo liso/alisado é bonito [tanto pra quem tem cabelo crespo quanto para os profissionais, que deveriam PELO MENOS entender o cabelo crespo, ao invés de se limitarem a oferecer tratamentos químicos que não servem pra nós]. E segundo, fazer a minha parte nesse movimento cada vez maior [graças à Deus] de as pessoas conhecerem o próprio cabelo. Um processo de auto-conhecimento que já surpreendeu muita gente… Já vi pessoas que já alisavam o cabelo há tanto tempo que nem sabiam mais como era o próprio cabelo! Vocês mesmos, quando decidem encarar a transição, entram num processo muito maior do que simplesmente assumir o cabelo crespo. Vocês mostram pra toda uma sociedade que o cabelo crespo existe e é lindo como é, e não disfarçado numa escova progressiva. Vocês quase que assumem uma nova personalidade, porque essa particularidade, essa excentricidade LINDA, só o cabelo crespo tem! Vocês abandonam o que eu costumo chamar de “uniforme capilar”: um exército de cabelos chapados e iguais, sem identidade.

E aí que, quando acontecerem coisas/comentários como esse que a Vanessa foi infelizmente obrigada a ouvir, peço encarecidamente à vocês que se posicionem. Não abaixem a cabeça. Não engulam a seco. Ajam à altura da personalidade e do estilo do cabelo que nasce da cabeça! Peçam, no mínimo, uma explicação plausível pra um comentário vergonhoso como esse. Porque, se a atitude não partir de nós, essas pessoas que infelizmente insistem em existir vão continuar a agir dessa forma. Não vou nem entrar na questão do preconceito pra não ser redundante… Vocês não tem que ter vergonha do estilo de vocês, tem que sentir vergonha de quem não tem estilo algum e acha o estiloso feio! Por favor!

Querem um exemplo fácil? Ontem fui à uma boite na Barra da Tijuca, reduto das “uniformizadas capilares”. Eu era a única que tinha o cabelo crespo. Como sempre, com muito volume, com o meu estilo. Vocês acham alguém me olhou com indiferença? Pelo contrário… as pessoas me olhavam com aquele famoso olhar de quem está descobrindo algo novo. E estão na verdade! Façam com que todos que observarem vocês ajam da mesma maneira. Que eles descubram esse “je ne sais quoi” que só vocês tem: sua própria personalidade, expressa no cabelo!

Deixo pra vocês uma música que carrego como mantra: Max de Castro, com “O Nego do Cabelo Bom”. Escutem, inspirem-se e inspirem muitos outros!

E lembrem-se: BLACK POWER IS POWERFUL. Não deixem NINGUÉM dizer o contrário!

Todo o carinho,

Babi

6 comentários Adicione o seu

  1. Vanessa Carvalho disse:

    Como escrevi pra vc por mensage, cOnheço a pessoa sim, muito proxima a mim. Com certeza ela sera informada sobre esse post e os outros que virao sobre o assunto.
    Outra coisa mais absurda ainda que sempre sou obrigada a ouvir….
    Eu tenho muuuuuuuuuuuito cabelo, no momento longo, mas todo repicado, alem de ter maxi volume =) ADOOOOORO!
    Ja fui questionada inumeras vezes sobre isso. No verao: “vc nao sente muito calor?” ou entao afirmam: “vc sente mais calor do que as outras pessoas.” No inverno: “vc nao sente frio na cabeça? nao pode sentir pq o cabelo esquenta”. Fala se nao é absurdo demais????
    Houve um tempo em que eu fazia piada comigo mesma, devido à dificuldade para encontrar chapeus e toucas que se acomodem bem na minha cabeça, eu dizia: “nao uso pq ja tenho um cobertor natural”.
    Com o passar do tempo, percebi que a minha piadinha era de muito mal gosto e que incentiva o preconceito e a ignorancia alheia. Eu estava sendo a primeira ignorante e menosprezando meu proprio cabelo crespo que amo e é lindo. Parei!!! Hoje em dia nao aceito nenhum tipo de comentario/piada sem fundamento, preconceituoso. Babo em muito cabelo liso e bem cuidado, mas babo demais tambem em tantos crespos/ondulados/cacheados bem cuidados, cheios de vida. Aprendi exatamente isso que vc escreveu: ngm é melhor do que nos por ter cabelo liso. NINGUEM. Hoje penso assim: todos os tipos de cabelos sao lindos. O que diferencia é a importancia e atencao que se da a eles. Beijos e obrigada. LOVE CABELO CRESPO. SEMPRE!!!!

    1. Vanessa,

      Primeiramente, muito obrigada por ter falado! Muitas pessoas passam por isso e se calam, e tenho certeza que encorajamos muitas a falar.

      Segundo, queria pedir encarecidamente à você que mostre o seu post à ela, e faça com que ela veja o que as pessoas acham de tipo de “opinião”. E faça questão de confirmar que só temos o direito de nos sentirmos diferentes pelo nosso estilo, e não porque somos piores que alguém, porque não somos.

      Quanto mais falarem, faça mais questão de mostrar a beleza do seu cabelo. Quem disse que volume é uma coisa ruim?

      Vamos ensinar à quem não sabe que nossos cabelos são LINDOS!

      Todo o carinho!
      Babi

  2. Salisa disse:

    Dois orgulhos: babi, minha susta incrível! E Vanessa, fofa, querida e leitora incrível…. Vcs me dão muito orgulho… Com muito amor! ❤

    1. Eu é que agradeço por você ter falado pra eu criar um blog… já são 700 crespos juntos só por sua causaaaa! <3<3<3

  3. Vivi disse:

    Realmente nós que temos cabelos crespo escutamos cada coisa…quando alguem fala alguma coisa do tipo eu costumo responder: querida meu cabelo é bom, eu acordo lavo e saio na rua não dependo de prancha nem secador e ainda posso pegar chuva.

    1. É isso aí!

      Todo o carinho,
      Babi

Deixe um comentário

