Hair Beauty – O Que Rolou

Oi, gente!

Depois de organizar todo o material que reuni e todos os produtinhos que trouxe da Hair Beauty (e que não foram poucos),  pra postar por aqui, primeiramente vou utilizar esse post pra dar uma passagem geral do que rolou…

Ou o que não rolou.

Acreditem vocês, esbarramos no mesmo problema de sempre. Cadê inovação pra cuidar de cabelo crespo? Cadê cabeleireiros especializados pra falar sobre o cabelo crespo e de como tratar? Cadê demonstrações de cabelos danificados e o que pode ser feito em casa e nos salões de beleza?

Com exceção das linhas de produtos, nada. Absolutamente nada. Chapinhas e mais chapinhas desfilando nas cabeças dos cabeleireiros que queriam testar os produtos e dos visitantes curiosos. Escova disso, escova daquilo, progressiva com nomes dificílimos… alisamento, alisamento, alisamento. Pra quê fazer uma feira com uma bela estrutura e tantos expositores pra mostrar a mesma coisa? Sinceramente, eu não entendo! Até alisamento 3D eu vi por lá. Não parei pra ouvir a explicação, porque tenho certeza que cairia na risada! Vou precisar de óculos especializado pra ver o efeito no cabelo? Por favor, gente… Hahahahahaha!

Já no primeiro stand que parei, o da Aneethum, havia uma demonstração artística, e pelo menos uma delas tinha o cabelo crespo. Gritei um “finalmente!” pra quem quisesse ouvir. Mas meu entusiasmo não foi muito longe. Sabe aquele tipo de tratamento químico que, de longe não serve pra cabelo crespo, mas mesmo assim as pessoas fazem? Do tipo “Lavou, cagou”? Pois é! Vi isso o tempo inteiro!

Demonstração artística de cabelos crespos no stand da Aneethum

Não me abalei. Coloquei meus cachos super à mostra e fui! Toda vez que parava em frente a algum stand pra ver as demonstrações dos “super alisamentos” e alguém vinha falar comigo, eu perguntava: “qual o tipo de tratamento e quais produtos vocês indicam pra cabelos crespos? A resposta sempre era: “nós temos aqui uma escova maravilhosa/alisamento maravilhoso…” blá blá blá. Me limitava a responder: “desculpa, mas cabelo crespo é bonito do jeito que ele é! Não precisamos disso!”

Profissionais falando esse tipo de coisa? Não dá! Quando vejo um cabeleireiro que indica alisamento ou escova progressiva sem ao menos analisar o cabelo do cliente, eu desconsidero na hora! Precisamos de cabeleireiros que entendam a estrutura do cabelo crespo e a respeite! Não queremos que os cacheados, ondulados e encarapinhados simplesmente sumam! É pedir muito? O Brasil tem tantos tipos de crespos diferentes e o que o mercado da beleza nos oferece é dizimar todos eles? Acabar com a nossa diversidade? Uma vez ouvi uma frase muito interessante: “O Brasil tem uma diversidade muito rica. Temos as mulheres mais lindas do mundo, mas todas com o mesmo cabelo”. E vamos combinar: não é mentira.

Por isso digo à vocês quantas vezes for preciso: façam barulho. Mostrem que esse “mercado liso” tá errado! Que existem pessoas que gostam do próprio cabelo, e que muitas vezes entendem até mais de cabelo crespo do que essas pessoas que estão por aí. A situação está se invertendo justamente porque não temos opinião especializada pra falar sobre nossos crespos queridos. E não me venham com essa estória de que cuidar de cabelo liso é mais fácil, porque o tempo que a galera anda gastando com chapinha é muito, mas muito maior do que o tempo que eu gasto aplicando um simples creme pra pentear!

Já no fim da feira, vi um desfile muito interessante de Hair Stylists que inspiraram o seu trabalho em noivas. E acreditem, tinha uma noiva inspirada na década de 70! Linda, com o cabelão com bastante volume. Imagina só que bafônico ia ser uma noiva nesse estilo entrando na igreja? Os menos desinformados diriam que o cabelo dela está “desgrenhado”, “pro alto”… eu diria que ela tem muito estilo!

 

Cabelão com bastante volume, estilo 70’s

 

Alessandra Ambrósio, Linda de blackão, em editorial de moda inspirado nos anos 70

Maaaaaas… calma, meninas! Não fiquem desesperadas. Cavei e encontrei muuuuuuuuuuuitos produtos maravilhosos pras nossas melenas. inclusive pro nosso sorteio. Lembram que eu disse que ele seria depois da Hair Beauty? Obaaaaaaaaaaa!

Durante a semana vão ter muitos produtos pra entrar pra nossa prateleira, e pra deixar o nosso cabelão cada vez mais lindo!

 

E não esqueçam: Reclamem. Exijam o direito de ser crespa, e COM ORGULHO!

 

Todo o carinho,

Babi

p.s.: mil desculpas pela definição das fotos… minha máquina ficou cri-cri no dia do evento. Aff!

Deixe um comentário

