Quimicamente Tratados… ou Não!

Olá cabeludos do meu Brasil varonil! Rs…

Como eu havia prometido, este post vai ser a cara do que vocês votaram no post anterior. E vou dizer?! AMEI o resultado!

Ao Natural – 47%

Relaxamento – 35%

Outros – 12%

Alisamento – 6%

Permanente – 0%

Bom, mesmo com a vitória do povo que ama o seu blackão do jeitinho que veio ao mundo, vamos falar de cada tratamento separadamente – como cada um é feito e como age, pro conhecimento de vocês.

PERMANENTE

O único “não-votado” pelos leitores do blog e, acredito eu, o menos usado hoje em dia, o permanente é um tratamento que penetra profundamente na estrutura do fio. Ele é composto de dois processos – o alisamento e o “cacheamento” dos cabelos – o que faz com que o cabelo tenda a ficar mais fraco e mais danificado.

Alisamento pra “soltar” o cabelo e Bigudins pra cachear

O alisamento é aplicado somente na raiz, pra deixar o cabelo crespo bem solto. Depois, é aplicado o líquido permanente, pra enrolar os fios com bigudins. Eles permanecem por algum tempo agindo no cabelo. Depois de retirados, o cabelo ainda passa por mais um processo – é aplicado um neutralizante por alguns minutos. O liquido neutralizante (Peróxido de Oxigênio) é o contra química, ou seja, o cabelo sofreu duas transformações e o neutralizante é que vai fixá-las.

Acho que é justamente por isso que o permanente não e mais “a coqueluche do momento” como era há umas décadas atrás. O excesso de transformações danifica demais o cabelo crespo, que já é um cabelo que tende a quebrar, ressecar, etc.

RELAXAMENTO

É o tratamento que veio pra tomar o lugar do permanente (na minha humilde opinião…rs). O relaxamento é bem mais simples e bem menos demorado – porque a química só age na raiz do cabelo. Dessa forma, os cachos deixam de ser “encarapinhados” e ficam mais “abertos”, o que deixa o cabelo muito mais solto e os cachos bem mais definidos, sem alisá-los.

ALISAMENTO

O alisamento é o tratamento que se utiliza de química nos cabelos crespos eliminando totalmente os fios e deixado-os lisos. Geralmente que tem o cabelo muito crespo precisa escovar os cabelos pra ter o efeito de um fio realmente liso. Hoje em dia, o que tomou conta do mercado são as escovas progressivas, que têm formol em sua composição e alisam definitiva ou gradativamente os cabelos.

Lisão comprido…
… Ou curto

Agora, pra quem usa o cabelo do jeitinho que ele é também precisa ter seus cuidados. Não é só porque seu cabelo não é quimicamente tratado que não vai cuidar dele! Tem que hidratar, cortar frequentemente, cuidar das

Natural bem, black e bem tratado!

pontas… tudo com cremes e finalizadores específicos pro nosso cabelo Black! Mas isso já é assunto pra outro post, ok?!

Enfim… lisão, encaracolado ou encarapinhado, tem que cuidar das madeixas!

Todo o carinho!

Babi

4 comentários Adicione o seu

  1. salisa disse:

    oooun… que orgulho de vc sista!

    amei as explicações!

  2. Gisela disse:

    Exatamente, a msg foi ótima…independente do cabelo temos que hidratar….Adorei….primeiro de mtos! SUCESSO

  3. Adriana disse:

    Ai eu adorei…bom, eu tenho uma duvida eu tinha o cabelo super black e resolvi deixa-lo um pouco mais solto, resumindo ficou horrivel eu acho que não foi bem feito algumas partes principalmente da frente ficou liso e a parte de tras ficou com um pouco de cachos mas bem mais solto do que eu queria e agora não sei o que faço para ativar os cachos que sobrou, uma vez que eu não curto muito cabelo liso… me Ajuda por favor que eu estou em `pânico. Bjs

    1. Adriana, tudo bem?

      Acho que, primeiro, você vai precisar consultar o profissional que fez a química no seu cabelo e entender o que houve junto com ele, pra que a parti daí você consiga resolver o que fazer, ok?

      Super beijo!
      Babi

Deixe um comentário

