Qual o seu Tipo de Cabelo Crespo?

Padrão

E aí, maneiros? Tudo nos conformes?

Não falei que voltava rápido? Pois é!

Há umas duas ou três semanas atrás tava procurando na internet um corte de cabelo legal pra minha mãe, quando, muito sem querer, achei uma matéria super interessante falando sobre os vários tipos de cabelo crespo. E isso me fez crer mais ainda em como o cabelo crespo é muito mais diversificado do que eu imaginava.

Realizem: O Cabelo de Ana Paula Arósio é cacheado, correto? Sim. Mas podemos dizer que o cabelo dela é igual ao da Thaís Araújo? Claro que não. Porque são tipos de cabelos crespos diferentes.

Andre Walker, que já ganhou vários prêmios por conta do seu trabalho, criou um sistema de classificação (página oficial aqui!) que vai dos cabelos ondulados aos mais encarapinhados. E sabe o que é mais lindo disso tudo? Ajuda muito a gente a descobrir como tratar da cabeleira. Simbora organizar!

TIPO 2 – ONDULADOS 

2A (“Wavy Swavy”): tem o fio na forma de um “s” suavizado. Tende a ser fino e geralmente fácil de manejar. Não tende a armar, mesmo que esteja cortado em camadas. Os produtos -chave pra esse tipo de cabelo são mousse, gel e loções pra realçar os cachos (atentem: nos EUA, mesmo o cabelo sendo ondulado assim, quase liso, não se fala nesse monte de escova doida que rola por aqui…)

2B (“Wavy Curvy”): Os fios são realmente na forma de “S”, ou seja, mais ondulados do que o 2A. Tem mais brilho e também não tende a armar. Tendência maior ao frizz. Os produtos-chave pra esse tipo de cabelo também são mousse, gel e loções pra ativar os cachos.

2C (“Wavy Whirly”): São mais grossos, mais ondulados, e tem os cachos bem mais definidos. Também tem maior tendência ao frizz. Alguns cabelos desse tipo tendem a ter o fio mais liso, e outros mais encaracolados.

TIPO 3 – ENCARACOLADOS

3A (“Curly Twirly”): São os fios que tem forma de um “s” um pouco mais torcido. Os cachos são bem definidos, que se você esticar parece uma molinha. Os produtos mais indicados são os Leave-ins, pra definição dos cachos.

3B (“Curly Spirally”): Também tem cachos bem definidos e iguais, que variam de cachos em forma de mola, bem apertadinhos, aos cachos em forma de saca-rolha, que, na minha humilde opinião, eu chamaria de frisado. Não tende ao brilho e tem a textura bem grossa. Os produtos-chave são cremes leave-ins e géis para definição de cacho e redução do frizz.

3C (“Curly Coily”): Do tipo 3, é o que tem o cacho mais apertadinho, dos em forma de saca-rolha aos cacheados com circunferência do tamanho de um lápis. Esse tipo de cabelo crespo também é chamado de “kinky”, e tem textura densa, porque tem mais tendência a embolar, mas os fios geralmente são finos. Os produtos-chave são todos os hidratantes, desde os shampoos aos cremes. Umidificadores também são válidos.

4 – AFROS

Não é exatamente essa a palavra que o cabeleireiro usa pra definir lá no site. Sinceramente, não sei uma tradução exata pra palavra “coily”, mas esse é tipo que mais devemos prestar atenção… é o tipo de cabelo crespo que mais requer cuidados. De acordo com o site, esse tipo de cabelo crespo é o que tem menos camadas de cutículas, o que torna ele mais suscetível a danos diários, como sol, vento, pente, e possíveis tratamentos químicos.

4A (“Coily Springy”): Os cachinhos são tão apertados quanto pontos de crochê (jamais pensaria nisso pra definir ora vocês, juro! Achei o site incrível, de verdade). É muito frágil e geralmente fino. Os shampoos pra esse tipo de cabelo devem ser os que não tiram a oleosidade natural do cabelo, ou seja: primeiro, nada de lavar os cabelos todo dia. Em épocas de dias mais frios, só lavo três dias por semana. No verão, dia sim, dia não. Além disso, produtos que contenham compostos emolientes. O site recomenda uma hidratação profunda por semana. Eu digo mais: Uma profunda e uma com hidratante express (esses que agem em três minutos no máximo).

4B (“Coily Crimpy”): Os cachos geralmente tem forma de “z” e a textura de algodão. É bem enrolado e muito frágil, pode variar do fino ao grosso. Também é muito denso, por ser muito enrolado. Geralmente, o tamanho reduz em 75% de tão apertadinho que os cachos são. O tipo de tratamento é o mesmo que se deve ter com o 4A, com uma diferença: só desembarace o cabelo com condicionador, pra que o mesmo não quebre.

4C (“Coily Ziggly”): É a versão mais crespa do tipo 4B. Varia de muito fino à grosso e tem pouca definição. O comprimento chega a encolher mais do 75%. O tipo de tratamento é o mesmo do 4B, com uma diferença: hidratação profunda a cada três dias.

E aí? Conseguiram identificar?

O mais legal é que, se clicarmos em cada tipo de cabelo, ele já indica os produtos através de links, e acreditem: tem muita coisa interessante. De tônico para manter o couro cabeludo saudável até produtos que auxiliam a quem está fazendo em período de transição do cabelo relaxado para o natural! Quer dizer, criei amor eternoooo! Não só pelo site, mas pelo André Walker também!

Espero que ajude bastante!

Todo o carinho,

Babi

About these ads

»

  1. Sempre achei que o meu cabelo fosse do tipo 4c, mas agora com as constantes hidratações percebi que ele é muito diferente do que eu pensava. Ele é bem misturado. Em algumas partes é o tipo 4a e em outras 4c.

    • Oi, Mibsan!

      Não é impossível não…dá uma olhadinha na nossa sessão de experinentos. Tem um monte de creme de hidratação que age de 03 a 05 minutos. Dá pra gente usar durante o banho, sem perder tempo!

      Todo o carinho,
      Babi

    • Oi, Marleyde!

      Há alguns cabelos que são “misturados” mesmo… Os cabelos crespos tendem a ser mais encarapinhados na frente, na parte acima da testa, e na nuca tendem a ser menos encarapinhados.

      É normal! Só não pode deixar de hidratar, ok?

      Todo o carinho,
      Babi

  2. Pingback: Duas leituras #2 | Toque de Beleza – Karla Soares

  3. amei o post! :) o problema é que ainda não descobri o tipo do meu cabelo, pois aliso ha tanto tempo que nem me lembro de como é meu cabelo!(issso é frustante!). Mas estou ha 5 meses em transição, logo saberei! :)

    • Oi, Lais!

      Olha que lindaaaaaaa! Mais uma pro nosso time de crespas! Uhuuuuuuuuuuuuu!

      Se quiser contar pra gente como está sendo essa transição e aparecer aqui pelo blog seria uma honra. Vocês são exemplo pra muita gente que ainda não tomou coragem!

      Todo o carinho,
      Babi

  4. Boa tarde Babi.
    Desde que comecei a me interessar pelos assuntos sobre meu cabelo, acreditava que fosse 4C. Mas depois de alguns meses de hidratação descobri que ele tem cachinhos então se enquadra no 4B. Apesar de aparentemente não fazes diferença fiquei super feliz pois a expectativa para o crescimento ficou mais emociante.
    Muito boa essas imagens.
    Valeu!

  5. E ai tudo bem? parabéns pelo blog, gostei muito meesmo!

    Tipo eu não consegui encontrar meu tipo de cabelo nesta lista. Eu sou homem, cabelo idêntico ao do Marco Luque, do CQC só que um pouco maior. Na verdade todo mundo diz que eu sou um sósia do Luque. Só que ultimamente o cabelo tá quebrando. Você tem alguma ideia de qual é aquele tipo de cabelo?

    • Oi, Mateus, tudo bem?

      Então, tenho quase certeza que o cabelo do marco Luque está entre o 2C e o 3A, ou entre o 3A e o 3B… as vezes nosso cabelo não se enquadra exatamente em uma classificação, pode estar entre uma e outra (Meu cabelo está entre o 3C e o 4A), ou pode ter mais de um tipo de cabelo crespo. Dá uma olhadinha outra vez e veja se te ajudei, ok?

      Super beijo e fica por aqui com a gente! Amo a rapaziada que gosta de cuidar do blackão!

  6. Estou com dúvida se o meu é 2c ou 3a. Há anos fazia escova e agora resolvi assumí-los. No entanto vejo que tem partes parece mais cacheada e outras mais onduladas. Alguns cabelereiros falam q são ondulados e outros falam que é cacheados. Trato apenas como cacheado.

  7. Gostei muito da matéria, fiz a transição e estou com o cabelo todo ao natural e curto mas cheinho. Eu pensava que eu era 3C + 4A, mas por estas fotos, estou mais para 3B + 3C ! Meu cabelo é bem grosso e carente de hidratação e etc. trato com muita frequência e faço umectações. Bjos

    • Oi, Andrea, tudo bem?

      Olha, é perfeitamente normal nós termos mais de um tipo de cabelo crespo. Eu mesma sou 4A E 4B, mas na parte da frente ele é 3C! E isso porque hoje eu conheço perfeitamente o meu cabelo. Quando ele está bem cuidado e hidratado é que você vai ver realmente qual o tipo dele.

      Quanto às hidratações, acho legal você manter duas por semana. A umectação só deve ser repetida no mês se seu cabelo for muuuuuuuuito seco, porque senão ele pode ficar oleoso, ok?

      Beijo!
      Babi

    • OI, Erica!

      É assim mesmo, o meu é super parecido com o seu!
      É só hidratar bem, usar um bom creme pra pentear e bons shampoos e condicionadores. Dá uma olhada na nossa sessão de experimentos que tem muita coisa legal!

      Super beijo!
      Babi

  8. Oi, tenho o comprimento do cabelo liso quimicamente e a raíz é quase toda lisa, só a parte da frente, onde tem franjão, a raiz é 2c, não tenho tanta diferença de texturas, e, mesmo assim, não consigo saber o tipo do meu cabelo natural.

    • Juliane, tudo bem?

      Não se espante se o seu cabelo tiver mais de um tipo de cabelo crespo, é assim mesmo!
      O meu, por exemplo, tem 3c, 4a e algumas poucas partes de 4b!

      Vai com calma, releia os tópicos e se descubra sem pressa, ok?

      Beijo!

  9. Olá, adoooro o blog e adorei esse post, eu estou numa duvida cruel: Qual é o tipo de cabelo dessa lista que o meu cabelo se encaixa! Aí vai os links das fotos do meu cabelo:

    Dê a sua opinião, qual é o meu tipo de cabelo? 2c, 3a, 3b ou 3c?

    ;* Kisses Kisses

  10. Oiiee, amei a Página! meu cabelo é o 2C (“Wavy Whirly”), comprido no quadril! Qual corte vc acha que ficaria bom? gostaria de em camadas grandes, será se fica bom? Beijo

    • Raissa, tudo bem?

      Olha, pra dar movimento ao cabelo crespo grande, é sempre bom estar em camada, pra dar movimento sem perder o nosso volume natural. Consulta o seu cabeleireiro, tenho certeza que ele vai te dar uma big ajuda!

      Beijo!

    • Acho que meu cabelo eh 4b, ate porque meu cabeleleiro disse que minha raiz eh muito cacheada e forma “S”. Ainda nao conheco meu cabelo, tenho 4 meses sem relaxar querendo saber como ele eh e o que posso fazer. Tenho tratado e estas dicas sao otimas. Meu cabeleleiro insiste para que eu volte a relaxar, mas eu nao quero pelo menos quero dar um tempo para saber como meu cabelo eh. Aliso ha mais de 20 anos, tenho 32, e nao me recodo dele.
      Bjs

      ( desculpe meu pc nao tenha acento)

      • Tudo bem, Flavia, sem problema!

        Isso mesmo! Conhece bem o seu cabelo primeiro, pra depois decidir se vai querer fazer alguma coisa, ok?

        Manda seu antes e depois pra gente!

    • Thaís,

      Infelizmente é uma pena que você pense dessa maneira… Parte do meu cabelo é 3B e nunca, na minha vida, pensei como você.

      E te digo isso porque amo meu cabelo desde sempre e nunca me imaginei com outro tipo de cabelo. Posso te pedir uma coisa??

      Antes de colocar a culpa no seu cabelo, tente perceber qual a diferença entre as pessoas que tem o mesmo cabelo que você (como eu) e se amam, e você, que odeia seu cabelo.

      Acho que não é o seu cabelo que precisa de transformação…

      • Eu ja tentei gostar dele, ja fiquei em transição ele não ficou bonito, agr tenho que esperar mais tempo pra fazer a progressiva nele eu não sei o q fazer mais !!

      • Antes fosse o 3b , mas ele é o penúltimo da categoria afro 4B , ja tentei mas cabelo afro não é pra mim!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s